Você sabe como identificar uma fake news?



A forma como recebemos as notícias mudou, até uma certa época, nossa principal fonte de notícias era o jornal e não havia dúvida sobre sua veracidade. Com chegada das redes sociais, ficou mais fácil e prático receber notícias a qualquer momento e lugar, em qualquer hora do dia. 

Mas será que são confiáveis? 

Infelizmente não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades e o termo Fake News também não (com apenas uma mudança na palavra Fake, antes False), mas ganhou força mundialmente durante as eleições  a presidência nos Estados Unidos em 2016. 

A criação das fake news, para alguns, pode ser como uma brincadeira e as pessoas compartilham instantaneamente o conteúdo com amigos e familiares sem saber se aquilo é verdade ou não, gerando um grande impacto negativo. 

Há vários tipos de fake news? 

Sim, texto verdadeiro, mas título e subtítulos falsos; texto e título verdadeiros, mas foto falsa; tudo falso; entre outros.

De fato, nem sempre é fácil avaliar, mas não é impossível. Vamos para as dicas:

1- Leia a matéria
Muitas pessoas leem apenas o título chamativo e não se aprofundam no texto. Como saber do assunto completo sem ler? Em sua maioria, o título e o subtítulo não condizem com o texto.

2- Verifique a fonte
Tem cedibilidade? É conhecida? 

3- Observe o texto
Observe se ele possui palavras em letras maiúsculas, exclamações, abreviações, erros de ortografia e excesso de adjetivos. Desconfie se houver muitas opiniões, títulos sensacionalistas e dados sem indicar a fonte.

4- Verifique a data
Respostar notícias antigas não significa que possa ser relevante no momento.

5- Autoria
Cheque o histórico, sem nome de autor, sem credibilidade.

6- Veja se não se trata de site de piadas
Alguns sites de humor usam da ironia para fazer piada.

7- Procure em outras fontes
Se a notícia é nova e impactante, com toda certeza será veiculado em outros lugares.

Não compartilhe por impulso, seguindo algumas dicas você pode avaliar a veracidade de uma notícia antes de ir compartilhando nas redes sociais e em aplicativos de celular.


Um comentário:

  1. Texto bem explicativo... linguagem acessível, conteúdo apropriado.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

© Uma Jornada Com Café - 2018 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo