Cheiro de roupa guardada? Não mais


Resultado de imagem para roupas guardadas a muito tempo


Temperatura caindo, aquele friozinho gostoso que faz a todos tirar aquelas roupas que estão a algum tempo de dentro do guarda roupa. Mas, o que fazer com o cheiro de mofo das roupas e cobertas? O mofo é um tipo de fungo que adora ambientes escuros e úmidos por isso é sempre bom saber como se precaver e cuidar.
A solução para os problemas é bem simples: vinagre, álcool, limão, bicarbonato de sódio e um simples paninho.


Manchas de mofo: 


1)    Água sanitária



A água sanitária é uma das substâncias mais usadas para tirar o cheiro e manchas de mofo nas roupas,este produto só pode ser aplicado nas peças brancas, já que tira a cor de peças escuras.
O ideal é colocar 1 xícara de açúcar em 1 litro de água sanitária e deixar a peça mofada de molho na mistura por meia hora ou 100ml de água sanitária para 5 litros de água, com a peça de molho por até 15 minutos.
 Em seguida basta enxaguar e lavar normalmente

2)  Leite:

O leite fervido pode ser uma ótima alternativa para tecidos mais sensíveis. E o melhor é que é fácil de fazer e aplicar essa técnica de remoção de mofo.

Basta esquentar um pouco de leite e então aplicar no tecido afetado. Espere que a peça clareie e então coloque a roupa para lavar na máquina.


Se for lavar apenas peças coloridas e mais sensíveis você pode adicionar um pouco de vinagre a água da lavagem, para garantir não apenas que as manchas sumam como também que você consiga se livrar do fungo.


3)  Vinagre: 

O vinagre já é utilizado para limpar várias coisas dentro de casa e as roupas com mofo também  podem usar esse item,basta colocar um pouco de vinagre em um pano e esfregar a mancha de bolor até que ela saia.

Se o tecido estiver muito mofado, você pode então deixar a peça de molho em um balde com água e vinagre. Não passe dos 20 minutos, em seguida enxague e lave a roupa normalmente.



4)    Bicarbonato de sódio:

Resultado de imagem para bicarbonato roupas



O bicarbonato é uma substância muito potente, por isso, ele costuma ser usado para tirar manchas em roupas que já estão a muito tempo nas roupas;
Você pode colocar uma colher de chá de bicarbonato para cada um litro de água quente e deixar a peça de molho na mistura.
Se preferir – e se as roupas danificadas pelo mofo permitirem – você pode colocar uma xícara de bicarbonato de sódio diretamente na máquina de lavar, logo após adicionar o sabão e os produtos que usaria normalmente na lavagem.

                5)     Limão:


O suco de limão é um alvejante natural, por isso ele pode ser usado em qualquer tipo de cor de roupa manchada pelo mofo;
Tudo que você precisa fazer é jogar um pouco de suco de limão sobre a mancha de mofo e então deixar a peça exposta ao sol
Depois é só lavar para retirar o suco.





 Cheiro de mofo: 

1 - Em peças que podem ser lavadas na máquina:


 Caso suas roupas estejam cheirando a mofo, é provável que elas tenham sido infestadas com os esporos de um bolor. Isso pode ocorrer caso fiquem guardadas por muito tempo ou sejam esquecidas por alguns dias dentro da máquina de lavar. É possível se livrar desse odor utilizando produtos comuns como vinagre, bicarbonato de sódio ou bórax. Após lavar as roupas, seque-as ao ar livre sob o sol para livrar-se completamente do cheiro.

2- Em peças lavadas a seco:

  • Um produto de limpeza sem enxágue limpa a superfície sem saturar o tecido, o que diminui as chances de deformações. Consulte a seção de produtos de limpeza para encontrar esses produtos
O ideal é misturar uma tampinha do produto com alguns litros d'água. Coloque a solução em uma garrafa spray.
Borrife a mistura na roupa de modo que ela fique levemente úmida.

Pendure a peça para secar sob o sol e o vento. Quando estiver seca, o odor deve ter ido embora. Se ele permanecer, repita o processo.

O processo requer que o tecido seja molhado. Não utilize esse método em itens que não devam ser molhados sob nenhuma circunstância, como couro e veludo.

  •  Também é possível utilizar o bicarbonato de sódio em peças que só possam ser lavadas a seco. Ele absorverá o odor mofado, mas pode ser necessário repetir o processo mais de uma vez para obter bons resultados.

Apoie a roupa em uma superfície limpa e polvilhe uma camada fina de bicarbonato. Vire a peça e repita o processo. Se não deseja aplicar o produto diretamente no tecido, tente colocá-lo em um saco plástico ao lado da caixa de bicarbonato.
Deixe o bicarbonato de sódio assentar no tecido durante a noite.
Leve a peça para fora de casa e bata-a bem. Utilize uma escova macia para remover o excesso de bicarbonato.
Pendure a roupa no varal pelo resto do dia.


  • Experimente borrifar vodka na roupa. Caso não queira comprar um produto de limpeza especial, utilize uma vodca barata. Coloque a bebida em uma garrafa spray e borrife-a na peça inteira. Pendure-a sob o sol para secar. Isso deve remover ou enfraquecer o odor.




Outras dicas:
Deixar as portas do guarda-roupa  aberto por algumas horas na semana
  • Organize o guarda roupa ao menos 1 vez por mês
  • Não guarde roupas úmidas ou molhadas
  • Se possível, coloque as roupas no sol ou deixe que elas tomem um pouco de vento
  • Coloque as peças da estação anterior – e também aquelas que você não usa muito – dentro de sacos à vácuo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Uma Jornada Com Café - 2018 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo